segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Cap. 2: Eis aqui o novo mundo!


Afrânio mal podia esperar pela segunda-feira para rever seus velhos amigos de trabalho e recomeçar a fazer o que já lhe dera muito prazer e dinheiro. Fora pioneiro em sua cidade, conhecia seus clientes pelo nome e tinha total controle mental e visual de quem entrava, saía, pagava à vista ou marcava na caderneta o pagamento para o próximo dia 10.

Segunda-feira chegou, e lá estava ele às 6h da manhã na porta da loja junto a mais de 30 funcionários dos diversos setores.

Parou e observou a rotina de todos quase que simultaneamente: a turma do açougue iniciou o processo de produção das peças embaladas e abastecimento do expositor refrigerado e ilhas de congelados; o pessoal da padaria iniciou a exposição dos produtos no balcão, a substituição dos produtos com validade menor que 2 dias e o processo de fabricação de novos produtos; a turma da feirinha foi abastecendo a área de venda e realizando a classificação dos produtos ideais para venda, além da limpeza das cabeças de repolho, cebola, alho a granel e recebimento das cargas recém chegadas do CEASA; a equipe de operadores de caixa e pacoteiros foram organizando e limpando seus equipamentos, abastecendo as mini-gôndolas, levando os carrinhos para a frente da loja e fazendo a contabilidade para início do trabalho com o dinheiro e moedas para troco na máquina registradora; a equipe de reposição trabalhava como um exército de formigas indo e voltando do depósito com caixas e mais caixas de produtos para abastecimento de cada seção de mercearia seca e bazar; o cartazista trabalhava a todo vapor para abastecer os repositores de todos os departamentos com os cartazes de oferta e destaque, segundo as orientações dos encarregados e o roteiro de ofertas anunciadas; os meninos do depósito recebiam os caminhões de entrega e conferiam as cargas com o número de volumes constantes nas notas fiscais, além de direcionar cada tipo de produto para a seção específica no depósito; as meninas do CPD faziam a conferência das notas fiscais de entrada com as ordens de compras lançadas no sistema para liberar as transportadoras com o canhoto de recebimento, além de imprimir as etiquetas de preço e substituir na área de vendas todas as etiquetas que tiveram alteração na virada do dia.

Enfim, o dia começava num ritmo alucinante, bem diferente daquilo que Afrânio esteve tão habituado no pequeno mercado que tornou-se essa grande rede.

Às oito horas em ponto finalmente chegou o momento de abrir as portas para os consumidores, e alí seria um grande reencontro entre o homem que deu origem a tudo isso e seu fiel grupo de amigos e clientes de tantos anos.

Mas tamanha foi a surpresa do Seu Afrânio quando deparou-se com um grupo relativamente discreto de umas 20 ou 25 pessoas que ele jamais vira naquela redondeza entrando com um pouco de pressa e rumo certo para cada corredor da loja... muitos mal lhe olharam nos olhos para dizer "bom dia".

O Supermercado Feijão com Arroz definitivamente não era mais o mesmo em todos os aspectos: a rotina era toda informatizada, a equipe operava tudo quase sem a supervisão de ninguém, o mix de produtos era infinitamente maior do que aquele de 20 anos atrás, e a clientela... sim, a clientela era outra, com novos hábitos, novo estilo de vida e muito, mas muito mais opção de compra na praça em caso de algum descontentamento com a loja, sem dar muita satisfação a quem desejava vender.

Afrânio começava a entender que o mercado evoluiu em sua forma de gestão e tecnologia da informação, e paralelo a isso toda a sociedade também mudou seus hábitos, necessidades e percepção precisa do que realmente esperam de um estabelecimento comercial.

Ah, e as pessoas que antes compravam e sentavam em frente a sua mesinha de trabalho já não estavam mais lá. Quem vinha comprar agora eram seus filhos, netos e novos moradores que ele sequer imaginava de onde vieram, quais eram seus produtos preferidos e qual era o dia ideal para pagarem suas contas.

O problema agora dobrara de tamanho: Seu Afrânio pretendia reverter a queda no faturamento, mas antes precisava reciclar-se para compreender o novo mercado consumidor para adaptar a veloz tecnologia e gestão de pessoas ao seu velho modo de atender bem, fidelizar e proporcionar um maior valor nas compras de cada cliente.

Ele então respirou fundo e começou a caminhar para o interior da loja, decidido a compreender a nova realidade e buscar respostas para a questão principal: onde estamos errando? Sua saga estava apenas começando.

Continua...

7 comentários:

  1. Muito bom, aguardo a continuidade. Em minha cidade ainda há pequenos bolichos mas todos já aceitam cartão de crédito...hehehe. São os tempos modernos. Abraço e boa semana.

    ResponderExcluir
  2. Olá,Adriano!
    Aguardo a continuação da história.
    Chamou-me a atenção que o espírito dele é empreendedor,ele não desistiu ou se corrompeu,pôs a buscar como 'adequar' aquela situação.
    Saudades!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante!
    Vamos ver o que acontece.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Seu Afranio é dos meus!!! Adelante, seu Afranio... só não vale vender as lojas para uma multinacional qualquer...

    ResponderExcluir
  5. Fala Rapaz!
    Fazia tempo que estava devendo uma visita.
    Muito bacana seu blog.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  6. Amanhã tem lançamento de brincadeira lá no blog. Te espero.

    ResponderExcluir
  7. Oi estou passeando pelas paginas aqui e gostaria de aproveitar para convidar conhecer meu trabalho através do blog Ecos em www.ecosdotelecoteco.blogspot.com Grande abraço e sucesso ai para voce.. T +

    ResponderExcluir

Se você é do ramo supermercadista e deseja dividir sua experiência sobre esse tema, fique à vontade! Você é bem vindo.